ONG Chamaeleon

Instituto que atende crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abuso sexual

 

Cintia Karla Nery Coelho Marques, colaboradora desde 2006 da IESA, nas horas de folga é voluntária num Instituto que atende crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abuso sexual e seus familiares.

 

Cintia por formação é psicóloga e quando conheceu o trabalho da ONG Chamaeleon há 2 anos, logo se interessou em ser mais um instrumento para a ressignificação do sofrimento, vivido por tantas crianças/adolescentes e suas famílias. Cintia diz que medo, reclusão, dificuldades no convívio social e afetivo são alguns dos reflexos provocados em uma criança ou adolescente vítima de abuso sexual.

 

"O trabalho desenvolvido no Instituto é gratificante, pois como Diretora Administrativa, posso acompanhar todo o processo desde o início da chegada da vítima na triagem, coordenação de voluntários, acompanhamento da evolução do tratamento psicológico, abertura do processo jurídico até o período de alta ou sentença judicial" comenta Cintia.

 

Há ainda grupos de estudos e discussão de casos com a equipe de voluntários, bem como a participação em palestras e cursos ligados ao tema, o que lhe dá permanente atualização para lidar com esta causa que é um dos grandes males que assola a humanidade.

 

O que a motiva continuar com o trabalho? "A ruptura do silêncio! Não calar diante do caos e sim ter atitude para promover a prevenção e tentar, ao menos, dar um pouco de dignidade e suporte emocional as vítimas!", diz Cintia.

 

Conheça mais do trabalho: www.chamaeleon.org.br

 


 

 

 

 

Navegação:

Voltar a página principal