IESA fabrica a 2ª Ponte Rolante da Casa de Força para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte

 

UHE 05 de Novembro

 

Araraquara (SP) - A IESA Projetos, Equipamentos e Montagens S.A enviou dia 17/06/2015, para Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA), partes da 2ª Ponte Rolante da Usina, que será instalada na casa de força, onde serão montados os principais equipamentos de geração de energia (turbinas e geradores).


A ponte rolante pesa 470 toneladas e tem capacidade de içamento principal de 800 toneladas, com uma altura máxima de até 50 metros. É a segunda maior ponte do Brasil em capacidade instalada em uma Usina Hidrelétrica.

 

As pontes principais têm 30 metros de vão e são equipadas com dois carros cada uma. Cada carro tem um guincho principal de 400 toneladas e um guincho auxiliar de 50 toneladas. As duas pontes principais da casa de força irão trabalhar acopladas durante a montagem, totalizando uma capacidade de içamento de 1600 toneladas.

 

A IESA fabricou diversos equipamentos de levantamento para a Usina Hidrelétrica de Belo Monte como: Pontes Rolantes da Casa de Força – principal e auxiliar, Pórticos da Tomada D’Água, Pórtico Tubo Sucção e Ponte do Porto.

 

UHE 05 de Novembro